blog-da-lais-logo

O que é ESG?

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social e Governance, sendo traduzido para o português como Social, Ambiental e Governança, que são os três pilares deste índice. 

Queimadas em grande escala, enchentes, temperaturas altas. Esses desastres naturais são alguns dos vários sinais de que a natureza estáDe acordo com o Pacto Global, iniciativa do setor privado para o desenvolvimento sustentável vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), “o ESG é um índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o meio ambiente, o social e a governança”. 

O Pacto Global entende ainda que “a medida oferece mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo”.

Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou do segmento de atuação, pode aplicar essa iniciativa. 

Então, ESG é um conjunto de políticas e de iniciativas para que empresas melhorem as suas práticas de governança corporativa, assim como de cuidados com a sociedade e com o meio ambiente. 

Por que o ESG está mudando positivamente as empresas?

Entenda o conceito desta iniciativa

Por todo o mundo existem iniciativas sendo implantadas e realizadas para tentar diminuir os danos que a humanidade causou à natureza, e o ESG é um desses posicionamentos.

Veja o artigo até o final e entenda mais!

ESG no Brasil

O Brasil vivencia uma ascensão do conceito ESG, com uma intensa mobilização do mercado, em parte, por conta da pandemia da Covid-19. 

De acordo com a Rede Brasil do Pacto Ambiental, uma das consequências da crise causada pelo novo coronavírus foi o despertar da consciência de parcelas maiores da sociedade para questões ligadas à sustentabilidade. 

As empresas brasileiras aceleraram suas práticas sustentáveis em um movimento sem volta, já que o ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial

No ano passado, a maior parte das empresas entrevistadas revelou que estão sendo estimuladas a criar soluções que impactem positivamente nos três critérios ESG, onde 51% se dizem incentivados a considerar práticas com impactos sociais mais positivos; 50% para impactos ambientais mais positivos e 48% para impactos de governança mais positivos.

E aí, curtiu o conteúdo? Entre em nosso grupo para ficar atualizado sobre as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *