blog-da-lais-logo

Inteligência de negócios

Inteligência de negócios

Muito falamos de estratégias e táticas para prospectar.

Produzimos conteúdos para as mídias online e offline, inovamos e tantas outras ações relacionadas ao negócio.

Vamos usar a definição “inteligência de negócios” para se referir ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios

Inteligência de Negócios e Análise de Negócios

Embora os dois tenham muita semelhança entre si, são assuntos diferentes.

A inteligência de negócios mostra o motivo do que está acontecendo como um todo. 

Enquanto a análise de negócios vai estudar as particularidades do negócio.

pessoas conversando na mesa sobre negócios

Quais são as particularidades do negócio?

Não  devemos olhar o negócio como um bloco só. Por exemplo, o faturamento total e despesas totais para ter um parâmetro se o negócio é rentável.

Embora seja um indicador de desempenho, não é o suficiente para uma análise inteligente do seu negócio.

A análise de negócios fornece um estudo para planejar ações para determinado setor, ou seja, planejar o futuro de olho nos indicadores de performance.

Sim, são eles que possibilitam uma leitura fiel, insights e proporcionam melhorias no desempenho do negócio.

O monitoramento de informações é um dever de casa

Vamos a um exemplo.

A empresa está com um custo trabalhista exagerado por demissões.

O que pode estar acontecendo na empresa?

Falha na contratação? Pessoas não adequadas à área? Ou as pessoas não se adequam à cultura da empresa?

Muitos podem ser os motivos, mas o fato é que se não houver uma inteligência analítica avaliando o que está acontecendo é possível o orçamento desse setor ficar comprometido.

 

Os indicadores de performance são conhecidos como KPIs. Eles nos ajudam a identificar o desempenho da empresa.

Contudo, se não houver uma análise dos números, propostas e ações colaborativas  para melhorar o desempenho, de nada valerá.

A produtividade do trabalho é algo que deve ser levado a sério. É um compromisso com o nome da empresa e com seus colaboradores.

Estão todos no mesmo barco.

E aí, curtiu o conteúdo? Entre em nosso grupo para ficar atualizado sobre as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *