blog-da-lais-logo

Empreender no Brasil é um ato de coragem

Empreender no Brasil, país da criatividade, segue sendo um grande desafio, um ato de coragem. 

Diante das tantas burocracias, tributos e constante incerteza de lucros, alguns desistem no meio do caminho, outros, antes mesmo de começar.

 Contudo, há aqueles que se preparam para os diferentes cenários e persistem apesar dos constantes altos e baixos. Estes, os corajosos, são em sua grande maioria, empreendedores individuais que bancaram o seu desejo e buscaram capacitação para realizá-lo.

 

Do total de empresas ativas no Brasil (19.373.257), 69% são de Microempreendedores Individuais (MEIs), contabilizando um volume de 13.489.017. Muitas vezes, estes empreendedores MEI iniciam seu negócio do zero e, com criatividade, aprendem a empreender com pouco dinheiro.

 Através do uso das habilidades e ferramentas certas, conseguem fazer prosperar seu negócio apesar das adversidades.  No Brasil, já são 14 milhões de pessoas que comandam um empreendimento com mais de 3,5 anos. É o que mostra a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, uma pesquisa global sobre empreendedorismo, lançada em março deste ano. 

Os dados revelam que, apesar dos reflexos da pandemia, a Taxa de Empreendedores Estabelecidos apresentou aumento de 1,2%. 

Passando de  8,7% da população adulta em 2020, para 9,9%, em 2021. Um cenário animador para aqueles que, diante dos tantos desafios que empreender no Brasil representa, querem se tornar um empreendedor individual. 

Porém, aprender como empreender do zero e, muitas vezes, sem tantos recursos financeiros e materiais, requer resiliência e dedicação dobradas. 

Mas não é impossível, o mercado está sempre aberto para inovação e a internet viabiliza o início de negócios com custo baixo.  Por isso, seguir alguns passos básicos, como a análise e entendimento dos principais pontos de atenção desse empreendimento, é fundamental. 

Ter uma empresa bem sucedida exige planejamento de negócios com estudo de mercado, estudo do público  alvo e diversos outros fatores decisivos para a prosperidade. 

A importância para o país.

Sua importância para o desenvolvimento do país é incontestável, uma vez que geram empregos, colocam novos serviços e produtos no mercado, fortalecem a economia e, muitas vezes, apresentam soluções inovadoras para os diferentes setores. 

Além disso, segundo dados do Sebrae, empreendedores individuais e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Portanto, não é exagero dizer que os empreendedores brasileiros são heróis, uma vez que empreender no Brasil é um ato de coragem. 

Empreender, ideias

Como fazer um plano de negócios

Abaixo alguns passos de como fazer um plano de negócios: 

 fazer pesquisa de mercado;

formalizar o negócio,

 buscar capacitação em gestão

  montar um fluxo de caixa. 

Seguindo e se aprofundando em cada um desses passos, é possível potencializar as chances de ter um negócio duradouro e bem sucedido.

 Vale lembrar que, antes de pedir demissão para dar início ao sonho do “negócio próprio”, é fundamental se planejar financeiramente.

Empreender do zero

Empreender do zero não é impossível.  Muita gente acredita que, para abrir um negócio, é necessário ter um alto valor de investimento. 

Isso não é verdade, com planejamento de negócios bem feito é possível empreender com pouco dinheiro e ter prosperidade.

 Para isso, é fundamental  traçar a viabilidade econômica da ideia de empreendimento para, então, estruturar um plano operacional compatível.

 Reduzir custos também é importante, adequando o fluxo de caixa à realidade financeira do negócio e buscando fornecedores com melhores condições de negociação. 

Outras dicas e ideias são, se possível: investir em negócios pela internet, trabalhar em home office ou sozinho. Enfim, as possibilidades são muitas e, com a criatividade inerente ao empreendedor nato, é possível driblar este e outros desafios. Afinal, empreender no Brasil é, muitas vezes, um trabalho árduo, mas também pode ser extremamente gratificante e compensador. 

 

E aí, curtiu o conteúdo? Entre em nosso grupo para ficar atualizado sobre as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *