blog-da-lais-logo

Empoderamento feminino x Feminismo

Conheça a diferença entre empoderamento feminino e feminismo

 

Muito se fala em empoderamento feminino e feminismo. Dois termos profundamente interligados, que fazem parte do mesmo universo, mas que possuem diferenças.
Você conhece?
Neste artigo vou explicar melhor o conceito por trás de cada terminologia e as diferenças entre empoderamento feminino e feminismo.

Dar poder ao feminino

 

O empoderamento feminino é um conceito que surgiu no século XIX e que se consolidou como um movimento político, social e filosófico.

O objetivo sempre foi um só: promover a força da mulher para que assim pudesse lutar por igualdade de gêneros e por consequência a maior participação das mulheres na sociedade.

O empoderamento feminino se tornou um pilar significativo nos debates políticos.

Esse ato de conceder o poder de participação social às mulheres, deu poder ao coletivo feminino, que partiu em busca de muitos direitos até então adormecidos.

Um movimento dentro do movimento

.O feminismo surge como um movimento político e ideológico, pregando a equidade social, trabalhista, sexual, entre outros.
Logo, o feminismo é um movimento político liderado por mulheres, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
A primeira onda do feminismo, porém, se deu antes do empoderamento feminino, em meados do século XVIII, início do XIV, após a Revolução Francesa.
Conscientes da opressão de gênero, os movimentos políticos organizados de mulheres compreenderam que a obtenção de força suficiente para colocar pautas em prioridade deveria ser precedida de força política inicial.

Então, quais as diferenças entre empoderamento feminino e feminismo?

Esses conceitos estão interligados e um é consequência do outro. Por isso, é impossível falar de empoderamento feminino sem associar à imagem do movimento feminista.

Contudo, podemos destacar alguns pontos importantes:

  • A prática do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres. Os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade.
  • Já o feminismo é majoritariamente comandado por mulheres e por estar em seu lugar de fala, as pautas levantadas por elas têm mais conhecimento próprio do que para um homem.
  • Enquanto empoderar abrange o “dar poder à”, o feminismo vem com as ações mais combativas. É o coração e a razão caminhando lado a lado, buscando direitos e igualdade.
mulher empoderada

E aí, curtiu o conteúdo? Entre em nosso grupo para ficar atualizado sobre as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *