blog-da-lais-logo

Gestão de negócios – Como ter melhores resultados e lucros

Gestão de negócios - Como ter melhores resultados e lucros

Gestão de negócios – Como ter melhores resultados e lucros 

 

Muitas pessoas confundem gestão com administração de negócios. Porém, para ter um bom resultado é importante reconhecer as diferenças.

A gestão estratégica de negócios se refere muito mais do que utilizar as ferramentas administrativas disponíveis, pois é menos técnico.

De um lado, a administração usa a dinâmica dos recursos para alcançar os objetivos, de forma mais prática das atividades de gerenciamento.

Para mensurar essas práticas existem KPI’s (Key Performance Indicators) indicadores de performance, que metrificam resultados para serem avaliados posteriormente. 

Confira esse conteúdo que preparamos especialmente para você que quer entender mais sobre gestão de negócios para obter mais lucros.

O que é gestão de negócios?

A gestão de negócios é uma prática indispensável em qualquer empresa, seja um pequeno empreendedor ou grande empresário.

A princípio, gestão de negócios é um conjunto de habilidades e estratégias voltadas para a administração de uma empresa.

Essa gestão se baseia em ações planejadas visando objetivos concretos, otimizando os resultados de liderança, monitoramento, planejamento e organização.

Nesse sentido, a gestão de negócios também pode, e deve, se destinar aos micro departamentos, focando em setores específicos.

Áreas como finanças, marketing, vendas, logística e recursos humanos são muito beneficiadas com a gestão estratégica de negócios.

Quando você tem ideias, muda um planejamento, implementa uma regra ou processo, contrata um novo funcionário, está fazendo gestão. 

Portanto, o maior beneficiário de uma boa gestão de negócios é o

próprio empreendedor, tendo conhecimentos básicos sobre negócios e pessoas.

O que são KPI’s?

Existem inúmeros tipos e formatos de KPIs dependendo da área de atividade, foco e filosofia da sua empresa. 

São as definições obtidas pelo planejamento do gestor que vão definir que tipos de indicadores são os mais adequados para seu negócio.

Um dos KPI’s mais antigos e eficientes na gestão de negócios é o SMART: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-bound.

  • Specific (Específico): Seja específico sobre o que você espera alcançar.
  • Measurable (Mensurável): Use métricas mensuráveis para facilitar o acompanhamento do desempenho de seu projeto.
  • Attainable (Atingível): Verifique se seus objetivos são realistas. Os sonhos são ótimos, mas convém definir metas alcançáveis.
  • Relevant (Relevante): Suas métricas são pertinentes a seu projeto? Isso deve facilitar a determinação da relevância dos KPIs.
  • Time-bound (Com prazo determinado): Defina um período de tempo. Estabeleça o começo e o fim para definir linhas de base e marcos. 

Porém, esse não é o único KPI para gestão de negócios. Temos ainda o Volume de Vendas, Margem, Win Rate e Lead Time, por exemplo.

É importante acompanhar também a Taxa de crescimento de receita, Fluxo de caixa, Margem de lucro, entre outros. 

Gestão financeira 

A gestão financeira é o conjunto das ações relacionadas com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras. 

Ou seja, é a forma de obter o melhor resultado – e o máximo de lucro – nas atividades da empresa ou do pequeno negócio.

Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é tomar uma decisão importante: separar o dinheiro.

Um dos maiores erros que leva a perda de lucros é misturar o dinheiro do negócio com as despesas particulares.

Existem três frentes para fazer a separação correta da entrada e saída de dinheiro para obter mais lucros na sua empresa.

Gestão do caixa no dia a dia

Administra as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros.

Gestão de investimentos

Quando a empresa resolveu expandir, modernizar, abrir novas unidades, comprar novas máquinas e equipamentos etc.

Gestão de crises

Renegociação de prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, etc.

É a gestão que exige saber fazer escolhas difíceis em tempos difíceis para o seu negócio.

Key Performance Indicator

Tenha uma organização financeira

Antes de mais nada, para realizar a gestão de negócios da sua empresa, é fundamental determinar uma organização financeira eficiente.

Isso porque esse é o setor que permite a tomada de decisões e a execução de atividades competentes ao gestor.

Por exemplo, para administrar seus colaboradores é preciso saber qual a porcentagem do orçamento é voltada para a folha de pagamentos.

Ou,para que a gestão estratégica possa alcançar novos resultados, é necessário fazer investimentos em novos materiais, ou ampliar a produção.

De forma geral, todas as principais decisões que cabem aos profissionais dessa área dependem de um controle dos gastos e recebimentos.

Além disso, esta é a base para qualquer administração, pois também pauta a definição de metas e objetivos.

Assim, um dos principais passos para quem deseja ter uma gestão de negócios eficiente é investir no planejamento financeiro da empresa.

Como melhorar a gestão do negócio?

Os resultados de uma boa gestão deve ser a soma de vários setores da empresa sendo acompanhados muito de perto.

Não apenas o setor financeiro, mas também a gestão de projetos, gestão de qualidade, entre outros, que fazem parte da gestão estratégica.

Portanto, para obter um melhor resultado com sua gestão de negócios, existem algumas recomendações que podem ser úteis.

  • Tenha objetivos claros para melhorar a gestão do seu negócio é ter objetivos e metas melhor definidos;

E aí, curtiu o conteúdo? Entre em nosso grupo para ficar atualizado sobre as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *